Segunda foi a "Aula da Visita" no judô. Nesse dia, a aula é pública para que os pais acompanhem o treinamento dos
dos meninos. Foi bem legal. Primeiro aprendi uma brincadeira que os dois sempre falam nela, mas eu não sabia as regras: chama-se "Gato guerreiro". Hoje de manhã o Gabi e eu brincamos disso e ele adorou. Tive de seguir as mesmas regras impostas pelo professor e usar as mesmas palavras em japonês que são os comandos da brincadeiras. Sorte que tinha aprendido essas palavras no dia da aula: são elas hajime (começar), mate (parar de lutar, esperar), tatê (em pé, levantar).
Outra coisa bem legal é o ritual da aula. Eles sempre posicionam no tatame seguindo a graduação da faixa. Da mais alta para a mais baixa. A aula sempre começa com um cumprimento ao sansêi e termina com uns minutos de meditação e reflexão sobre o aprendizado do dia. Todo golpe ou movimento é acompanhado de um grito. A toda hora o professor Gustavo, faixa amarela, destaca a importância da disciplina, de ser honesto e companheiro, de não usar os golpes do judô para atacar os outros, mas só para defesa. "Olha a postura de judoca", adverte toda hora o sansêi.
O professor também elogiou os dois. Disse que o Luiz ajuda o Gabi quando ele não consegue fazer alguma coisa. Disse que ele é muito interessado e atento. Disse que o Gabi tem uma "personalidade um pouco forte", mas que faz a aula direitinho e também tem muita atenção. Fiz umas fotos e uns vídeos, mas infelizmente não ficaram bons, pois foram feitos com o celular. Mas vou postar só para registro.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário