Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sobre erros e acertos




Reunião de pais é a melhor coisa que tem. Cheguei a essa conclusão ontem, depois de participar na última semana de reuniões com as professoras do Luiz e do Gabi.

Vivo fazendo autocrítica em relação ao meu comportamento com os meus filhos. Estou sempre preocupada, questionando se estou no caminho certo para que eles se tornem pessoas de bem, cidadãos mesmo, no melhor sentido da palavra. Tenho sempre dúvidas se meus "métodos" para educá-los são realmente bons, já que são baseados quase que exclusivamente na intuição, e não em regras ditadas por livros, pedagogos e pediatras, que muitas vezes nem filhos têm.

Ai veio a reunião da escola e percebi que aqueles coleguinhas dos meus meninos que eu achava uns anjos de candura e educação fazem birras homéricas, dão trabalho tanto quantos os meus, se recusam a comer e a tomar remédio, xingam, respondem os adultos e geram dúvidas, incertezas e angústias muitas vezes maiores que as minhas. Descubro que até mesmo a professora do Luiz, que é mãe de um coleguinha de sala do Gabi e uma educadora de primeira, de vez em quando perde a paciência, cede a uma chantagem emocional e pira diante de um boa pirraça. Descobri também que muitas vezes no desespero alguns pais usam táticas poucos ortodoxas para convencer os filhos, daquelas de arrepiar os educadores.

Mas apesar de tudo isso, o desejo de acertar é tão grande, que intuitivamente aprendemos a lidar com os erros e acertos, na tentativa de encontrar o melhor caminho. Afinal ninguém é perfeito. Muito menos as mães.

Ainda bem que a Super Nanny não sabe de nada disso.

Nenhum comentário: