Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sâo João sem Braço

A antiga expressão "golpe do João sem braço" é muito usada por todo mundo lá em casa. O Luiz não ficou atrás. Espertinho feito ele é, o rapazinho num instante entendeu perfeitamente o sentido. Dia desses, o Gabi fez a maior manha para não ir na escola. Já pronto de banho tomado e uniforme, disse para a Neia que estava com dor de garganta e que não podia ir na aula. Por precaução, ela voltou com o Gabi da porta da escola. Na hora de buscar o Luiz na escola, ele deu a maior bronca nela, cobrando providências para que o Gabi não matasse mais aula.

"Não quero nem saber, Neia. Amanhã o Gabi tem que ir para a escola. Ele está dando o golpe do João-sem-braço para matar aula", reclamou.

Resolvi pesquisar na internet a origem dessa expressão. Achei uma única referência. Dizem que ela surgiu por causa de um santo que só sacudia os ombros quando os devotos pediam um milagre. Acabou virando sinônimo de dar um golpe fingindo de bobo, de inocente.

Há mais tempo, o Luiz também disse para a mãe do João que os dois quando eram pequenos viviam "em pé de guerra", outra expressão que a gente usa muito.

Nenhum comentário: